quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Declaração de um tio coruja


Sempre fui apaixonado por crianças, trabalho voluntário com algumas na faixa de 5 à 7 anos em uma igreja e aprendo bastante com cada uma que grita: "Ei, Tio Salame, vem cá !". Dialogar e prestar atenção em cada palavra dita desses pequenos humanos é compreender a visão do mundo mais recente, de quem desceu à bordo e terá muita terra para capinar. Porém, o destino nos prega peças e a todo momento dá um tapa em nossa cara, dizendo: você ainda não viu nada, seu otário ! 

Em Agosto de 2010 minha irmã descobriu que estava grávida, uma festa para mim e o meu irmão - estávamos loucos para termos uma mais nova integrante na família. Meu pai ficou na dele, falou que só se animaria quando a criança estivesse no mundo. Mamãe orou, contou para as amigas da igreja, assim como uma religiosa fervorosa que é. Por fim, mas não menos importante, meu cunhado, que saiu cantando pelo mundo porque teria alguém para finalmente chama-lo de papai.

Durante a gestação as apostas estavam feitas: é menino ou menina? Eu e meu pai queríamos muito que fosse um garotinho, pois já o imaginávamos o levando para a aula de karatê, sentado em um carrinho brincando e comprando Power Rangers para guardar em sua estante de bonecos. Até o dia que minha irmã conseguiu descobrir o sexo e toda a casa festejava: é uma menina, Emanuela !

No dia 11 de Março de 2011 a pequena Manu nasceu por volta de 5h30. Eu estava em Vila Velha-ES sozinho com meu irmão, enquanto toda família presenciava o nascimento na cidade de Aracaju-SE. Ansiosos, não parávamos de ligar para meu cunhado exigindo uma foto mostrando como seria a pequena. Até que a bendita imagem chegou e ficamos aos prantos: precisamos vê-la urgentemente.

Em Abril consegui viajar para minha cidade natal e conheci a criança mais linda do mundo. No primeiro olhar chorei muito, a energia e o amor que nasceram dentro do meu peito foi maior do que qualquer força que já havia me deparado em meus 22 anos. Me senti anestesiado por um tempo, não acreditando que ela seria o relógio da minha saudade, o mais novo ser que iria me ensinar o abc, me mostrar o que é viver e tornar tudo maravilhoso e diferente em minha vida. 

Desde então já escrevi vários vários vários vários vários textos sobre ela. Hoje me pergunto que sentimento é esse o qual me toma, me torna vivo e me enche de vida. Algumas vezes me peguei preocupado sobre como um tio pode educar sua sobrinha, quais valores passar, o que ensinar e o que afastar para protege-la. Porém não existe manual ou cartilha que ensine educação, deve-se entender que isso será uma construção ao passar do tempo, assim como a própria identidade do bebê ao longo do tempo.

Ser tio não é ser pai, padrinho, avô ou qualquer outro tipo de parentesco. É um sentimento único, nem maior ou menor, mas o ideal para você descobrir e construir - ao longo do tempo - um bom e lindo significado sobre o que é amor.

Alguém se habilita a me dizer também o que é ser tio(a) ou o que representa ser um(a) ?

8 comentários:

  1. Sanmy, que lindo. Chorei horrores, descrição mais que perfeita.

    ResponderExcluir
  2. Ai Sanmy, tava com saudade de ler seus textos!
    Você escreve com uma clareza que chega ser insuportavel.. haha
    Também sou titio, de um Emannuel! E você soube descrever muito bem esse sentimento que toma agnt! Eu tive a sorte de ver o parto, e até hoje eu nao tive momento maior que aquele. Quando eu vi aquele olhinho arregalado e assutado, eu soube o porque de eu estar ali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lindo o sentimento, não é? Ter presenciado deve ter sido algo muito grande, adoraria ter presenciado esse fenômeno da natureza. Mas amo minha Manu, mesmo distante, ela é a peça principal da minha vida hoje.

      Olha que coincidência, o masculino da minha sobrinha !!

      Obrigadão !!
      :)

      Excluir
  3. Sanmy, ainda não sei o que é sentir isso. não exatamente. durante a leitura do post, tentei viajar para o futuro e imaginar como seria esse sentimento. mas logo voltei ao presente e observei minha realidade com uma pessoinha muito estimada por mim. a partir disso, decidi escrever (veja como uma inspiração, não uma cópia, por favor. rs). e esse post meu (http://rodrigoacoelho.blogspot.com/2012/01/thiago.html) é também uma resposta a este seu. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o mais lindo é o sentimento de amor por alguém, mesmo não sendo da família tão próximo, ou se fosse uma criança adotada. O amor aflora...é mágico. Adorei o post :)

      Excluir
  4. Sanmy,
    sei muito bem como é esse sentimento, sinto ele todas as vezes que escuto um ''Tia Jeniffer''. Como você sabe sou velha nesse ramo, mas o que eu posso dizer é que a gente pode ter sido tia(o) várias vezes, mas a emoção sempre será como na primeira vez.
    Meus sobrinhos - vou totalizar sete com o nascimento da Julia em março - me fazem desejar tanta coisa e desperta os meus sentimentos mais surreais. É incrível como aqueles pequenos seres nos despertam as sensações mais puras.
    Tenha certeza que sua felicidade só começou! Dia desses ouvi do meu sobrinho mais velho (Pedro, 12 anos): ''Tia, você é minha melhor amiga. Eu te amo!''. Esse é um dos combustíveis da minha vida e o que me faz lutar por um mundo e pessoas melhores.
    Te desejo muitas coisas maravilhosas, nessa sua doce aventura de ser tio!

    ResponderExcluir